Vou ser vovó! Descubra como participar da vida do seu neto desde já

4 minutos para ler

As mulheres se dedicam à criação de seus filhos com outra energia, não é mesmo? Trabalhando fora ou não, elas educam seus filhos, participam da vida escolar, acompanham os primeiros amores, vitórias na carreira profissional, casamento e, quando seus corações já transbordam de orgulho, vem uma nova comemoração: vou ser vovó!

É muito legal viver a emoção dos preparos e da chegada de um neto, e aquela história de que avó é uma mãe mais açucarada algumas vezes sobe à cabeça.

Mas apesar desse comportamento ser reflexo da intensidade do seu amor, é preciso saber como participar de forma saudável na gravidez de sua filha ou nora. Para isso, trouxemos algumas dicas neste post. Confira!

Pergunte para a futura mamãe como pode ajudar

Quando uma mulher engravida, sua agenda enche de novos compromissos: fazer o enxoval do bebê, preparar o chá de revelação, comparecer em todas as consultas de pré-natal, procurar informações e profissionais que vão ajudar no parto e nos primeiros cuidados.

Sem contar que suas obrigações anteriores não param, principalmente se ela tem outros filhos, não é mesmo? Dessa forma, as avós podem ajudar de várias maneiras, mas o ideal é perguntar em quais dessas atividades ela será mais útil.

Assim, a ajuda da avó vai trazer tranquilidade, permitir que a gestante descanse e sinta que tem uma rede de apoio carinhosa e eficiente.

Respeite as regras dos pais

Cada casal determina quais cuidados e educação são os melhores para seus filhos, e é preciso respeitar essa decisão. Regras para a visita do recém-nascido, por exemplo, sempre causam dúvidas em outros adultos que já viveram esse momento.

Também geram questionamentos as decisões dos pais em colocar o berço do bebê no quarto do casal, praticar a cama compartilhada com filhos mais velhos, dedicar a amamentação exclusiva, entre outros assuntos.

Aqui a dica é clara: respeite as regras e escolhas dos pais sem questionar ou transparecer seu desagrado. Mas claro, que você também pode e deve contribuir dando dicas da sua experiência.

Relembre técnicas que utilizou com seus filhos

A sabedoria de mães mais experientes é muito valiosa! Apesar da dica anterior dizer para não questionar as regras e escolhas dos pais, isso não quer dizer que você não possa compartilhar seus conhecimentos e técnicas que funcionaram com seus filhos.

Tente se lembrar como testava a temperatura do banho do bebê, massagens para acalmar e evitar cólicas, canções de ninar e receitas de papinhas saudáveis para quando o neto já estiver fazendo a introdução alimentar.

Prepare sua casa para as visitas do neto

A casa da vovó também pode ser preparada para a chegada do neto. Ter um quarto ou cantinho ajustado para receber as futuras visitas do bebê e seus pais vai evitar que eles tenham de fazer quase uma mudança antes de sair de casa!

Berço portátil, jogo de lençol, mantas, babinhas, toalha para banho, trocador, itens de higiene, algumas peças de roupa limpas, entre outras opções, vão dar o suporte necessário para seu visitante especial.

Saiba quais presentes serão úteis para o bebê

Nós sabemos que é tentador e que as avós querem encher seus netos de presentes e mimos. É claro que essa é uma demonstração de carinho, mas ela também deve ser feita pensando nas necessidades do bebê e da mãe para evitar desperdícios.

Para não errar na hora dos presentes, você pode perguntar à futura mamãe quais itens do enxoval ainda estão por comprar ou optar por peças coringas, como mantinhas, toalhas para banho, babinhas, babões, toalha fralda, jogos de lençol, fronhas, cobertores ou até kits básicos e completos da marca A lua dorme em pé, que têm cores suaves, bordados a mão e muito mais. Aliás, combinam com diferentes decorações dos quartos dos bebês. São itens que ficam fora das listas de chá de bebê, ou seja, escolhas certeiras! A opção de kits unissex são excelentes para o primeiro presente, quando acaba de descobrir que será vovó.

Depois que o sexo do bebê for revelado, vai ser possível investir em presentes mais específicos, como babadores rosas ou com motivos femininos. Vai ser uma delícia!

Poder dizer para todo mundo “vou ser vovó” é uma das alegrias da vida, uma renovação do amor que sempre emociona, do primeiro neto e todos os outros que virão depois. Por isso, curta bastante e, se quiser tornar esse momento ainda mais especial, escolha produtos feitos com carinho na A lua dorme em pé.

Posts relacionados

Deixe um comentário