O que levar na mala de maternidade? Veja 8 itens obrigatórios!

7 minutos para ler

Arrumar as coisas para a chegada do bebê é uma delícia. Pensar no quarto e na decoração, comprar as roupinhas, deixar tudo limpo e cheiroso só aguardando o pequeno… Tudo isso é muito emocionante!

Um dos itens que costumam gerar dúvidas nas futuras mães é o que levar na mala de maternidade. Afinal, são, de fato, vários itens e ninguém quer passar apuros por ter esquecido alguma coisa importante. Você pode preparar a mala já a partir do 7º mês da gravidez, assim não precisará se preocupar com isso caso a chegada do bebê ocorra antes do previsto.

Assim, elaboramos este post para ajudar você nessa missão. Você verá 8 itens obrigatórios para levar para a maternidade que vão ajudar na preparação para esse grande momento com a tranquilidade de saber que não vai faltar nada essencial. Acompanhe!

1. Fraldas

Os recém-nascidos podem usar até 8 fraldas por dia — depois de alguns meses esse número diminui um pouco. Pense em levar fraldas para 4 dias. É bem provável que você saia da maternidade antes disso, mas é melhor sobrar do que faltar, não é?

Outra dica é levar tanto fraldas tamanho RN quanto tamanho P. Se o bebê nascer grandinho, as RN podem nem chegar a servir.

Além das fraldas descartáveis, leve também 3 ou 4 fraldas de pano, mais conhecidos como babões, que são sempre muito úteis. Você vai poder usá-los para colocar nos ombros seus e das visitas, evitando o contato do recém nascido com sujeiras e prevenindo de possíveis regurgitos, além de forrar o trocador e muito mais!

2. Pomada contra assadura

Esse é outro item fundamental na mala da maternidade. É importante deixar seu bebê sempre muito bem protegido contra assaduras. Visto que a pele deles é fininha e a região fica molhada e abafada com a fralda, para formar a assadura não custa nada! Um tubo de pomada é mais do que suficiente para levar na mala.

Hoje em dia existem muitas marcas de pomada e essa é uma área que avançou bastante nos últimos anos. Pesquise na internet e converse com outras mães para escolher uma opção de qualidade e proteger bem a pele do seu bebê.

3. Algodão e lencinhos higiênicos

O algodão serve para muita coisa quando temos um bebê. Pode ser usado também para limpar a boquinha do bebê, a mama da mãe e mais uma infinidade de coisas.

Se possível, compre o algodão em bola, que facilita o trabalho. Para a maternidade, um pacote grande está de bom tamanho.

Os lencinhos de pano higiênicos são uma excelente opção para limpar o bumbum do neném sem irritar a pele, além de ajudarem a natureza. Mas, se você preferir pode usar os tradicionais lenços umedecidos descartáveis.

4. Roupinha para o bebê

Para facilitar a sua vida e a das enfermeiras, o ideal é fazer kits completos, em saquinhos de tule, com toda a troca do bebê. No kit, você pode colocar uma peça de cada:

  • body;
  • calça ou macacão;
  • blusinha e casaquinho, se estiver frio;
  • meia;
  • luva e gorro, se estiver frio.

Assim você não corre o risco de a enfermeira fazer uma combinação aleatória, que não agrade a você. Em relação à quantidade, pense em duas trocas por dia, ou seja, algo como seis kits. Não se esqueça também de levar saquinhos para guardar a roupinhas sujas e molhadas.

5. Mantinha e cobertor

As mantinhas são essenciais na mala da maternidade. Em geral, os bebês passam boa parte do tempo com elas para ficarem aquecidos, já que o ambiente externo é bem mais frio do que o útero, onde estavam até então. Levar pelo menos uma mais fresquinha e outra mais quentinha, priorizando tecidos 100% algodão.

No entanto, também é importante tomar cuidado para não superaquecer o recém-nascido, o que pode gerar o mesmo incômodo que causa nos adultos e até mesmo desidratar o bebê. Portanto, é importante levar 1 cobertor, mas também ter bom senso para decidir quando ele deve ser usado.

6. Álcool 70%

Como você já deve saber a essa altura, o cordão umbilical leva até três semanas para cair e, nesse período — e também depois —, é preciso higienizar a região muito bem. Isso deve ser feito com algodão embebido em álcool 70%. Na maternidade costuma-se orientar sobre a realização e a periodicidade dessa limpeza, mas é importante já ter esse item na mala.

7. Sabonete líquido e toalha

Existem sabonetes líquidos específicos para os bebês, que servem para lavar dos pés à cabeça, ou seja, você só precisa desse item para dar os primeiros banhos no seu filho. Para as mães de primeira viagem, esse momento pode gerar uma certa apreensão, mas também é muito emocionante! Não precisa se preocupar, já que logo logo você vai estar craque em dar banhos.

Além disso, leve pelo menos duas toalhas de banho específicas para bebês e as toalhas fralda para forrá-las e garantir um banho gostoso para seu bebê.

8. Roupas e acessórios para a mãe

Até aqui tratamos praticamente apenas do bebê e deixamos a mãe de lado, não é mesmo? Isso ocorre porque tudo o que diz respeito ao recém-nascido é totalmente novidade, mas é muito importante que você se cuide também. Afinal, não deixamos de existir quando nos tornamos mães e ainda temos que estar bem física e emocionalmente para cuidar dos nossos filhos!

Para levar na mala de maternidade, pense em roupas íntimas confortáveis e com o cós alto caso o parto seja cesárea, para não pegar em cima do corte. Qualquer que seja o tipo de parto que você venha a ter, seu corpo vai precisar de um descanso. Leve também duas camisolas, de preferência com botões na parte de cima, para facilitar a abertura para a amamentação.

Outro item que costuma ser recomendado é o sutiã de amamentação, que tem uma abertura que facilita na hora de alimentar o bebê. Além disso, os absorventes de seio são muito importantes para não vazar leite nos sutiãs e roupas.

Além disso, é comum receber visitas na maternidade e muitas mulheres não gostam de aparecer de camisola. Por isso, você pode perfeitamente levar umas duas mudas de roupas confortáveis, como calça leve e camiseta, ou mesmo um vestidinho de malha, mas que sejam mais arrumados do que as camisolas.

Tirando isso, outros itens necessários são:

  • chinelos ou pantufas, dependendo da sua preferência;
  • apetrechos de higiene pessoal: escova de dentes, creme dental, pente, escova de cabelo, xampu, condicionador, sabonete.

Por fim, é importante também escolher a mala ideal para você. Cheque se ela tem vários compartimentos para que os itens de uso mais recorrente fiquem à mão e se é confortável e prática de carregar e manusear.

Agora você já sabe o que levar na mala de maternidade e está pronta para a chegada do seu bebê! Gostou do artigo? Então aproveite para compartilhar com os amigos nas suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário