Descubra o que fazer para o bebê dormir a noite toda e você também

4 minutos para ler

A privação do sono é, sem dúvidas, um dos maiores desafios da maternidade. De fato, recém-nascidos costumam acordar muito, e isso é absolutamente normal. Mas então, o que fazer para o bebê dormir a noite toda?

Em primeiro lugar, é preciso alinhar as expectativas e entender que, nos primeiros meses, os bebês realmente precisam mamar durante a noite e ainda estão se adaptando à vida fora do útero. Nesse sentido, sentem falta do calor, do aconchego e dos sons da barriga.

No entanto, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para ajudar seu filho a dormir melhor e, de quebra, você também. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre elas. Acompanhe!

Embale seu filho

Não há nada de errado em ninar o bebê. Lembre-se de que ele passou 9 meses no útero, onde havia movimento constante. Então, recriar uma sensação parecida, aconchegando seu filho no colo, vai ajudá-lo a pegar no sono mais rapidamente. Isso porque o calor do corpo da mãe, o balanço e um ruído constante remetem ao ambiente uterino.

Observe os primeiros sinais de sono

Quando o bebê está com muito sono, tende a ficar irritado, o que dificulta ainda mais ele adormecer. Assim, observe os primeiros sinais de sono, como um bocejo ou quando ele esfrega os olhos, e já o coloque para dormir. Uma boa tática é iniciar o processo no colo e fazer a transferência para o berço quando ele estiver bem sonolento, mas antes de ele pegar no sono, caso contrário ele poderá despertar.

Ensine seu bebê a dormir

Os bebês têm o sono regulado pelas sensações de fome e saciedade, independentemente da hora. Assim sendo, é preciso ensinar ao bebê a diferença entre dia e noite, por isso não escureça o quarto durante o dia e nem silencie demais a casa. Ele precisa se habituar aos barulhos, à claridade e à rotina do dia para aprender a dormir bem à noite.

Crie uma rotina diária

Da mesma forma, é importante criar hábitos que indiquem para o bebê que a noite se aproxima e, com ela, a hora de dormir. Estabeleça um ritual do sono — por exemplo, dar um banho morno, colocar uma música calma e fazer uma massagem —, o qual deve ser repetido diariamente. Agora sim é a hora de reduzir a iluminação e o som ambiente e ir acalmando o bebê.

Deixe o ambiente confortável

Você já ouviu falar que o berço parece ter espinhos, já que muitos bebês despertam instantaneamente quando colocados lá? Pois é, isso acontece mesmo. Por isso, é importante acostumar o bebê com o ambiente. Se ele passar o dia todo fora do quarto, vai estranhar dormir lá.

Também vale a pena garantir que o local de dormir seja realmente confortável, e isso pode ser feito apostando em uma roupa de cama de boa qualidade. Você também pode usar um rolinho para amparar o bebê, promovendo uma sensação de segurança, já que o berço pode parecer muito grande nos primeiros meses. Assim sendo, é válido mencionar que os produtos da loja A Lua Dorme em Pé são feitos à mão e utilizam os melhores tecidos para a pele do bebê.

Seguir o extinto materno é a melhor dica, pois cada bebê é único e ninguém melhor que a mãe para conhecê-lo e saber o que é melhor. No entanto, se as noites ainda estiverem difíceis, hoje em dia existem várias consultoras de sono que podem auxiliar nesse processo.

Esperamos que, seguindo nossas dicas sobre o que fazer para o bebê dormir a noite toda, você também consiga descansar mais. Lembre-se sempre de que essa fase passa rápido e você deve aproveitar seu pequeno, dando muito amor e carinho para ele.

Venha conhecer nosso site e dar uma olhada nos nossos produtos que podem auxiliar no conforto na hora do sono? Seja bem-vinda!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário