Coronavírus na gravidez e amamentação: veja os cuidados necessários

4 minutos para ler

O mundo está passando por um momento delicado. A pandemia de COVID-19 chegou a vários países preocupando a população, principalmente gestantes e lactantes. Além do isolamento social, alguns cuidados devem ser tomados com o coronavírus na gravidez e na amamentação. Você sabe quais são?

Primeiramente, é importante dizer que grávidas não têm mais chances de pegar o vírus se comparadas a outras pessoas. A infecção se dá da mesma maneira. Entretanto, a doença pode se manifestar com sintomas mais fortes, por isso a prevenção é fundamental.

Outro ponto a se destacar é que não há evidência de que a mãe passe o vírus para o bebê ainda na barriga. Portanto, se a gestante for infectada, não precisa se preocupar em transmitir para o filho. Dito isso, vamos aos cuidados necessários para evitar o contágio? Continue a leitura e confira!

Mantenha o isolamento social

O isolamento social tanto de quem está infectado quanto de quem não está é a principal medida de controle do coronavírus. Sabemos que esse tipo de vírus tem uma propagação muito alta, pois sobrevive por horas em superfícies. Além disso, pode entrar em nosso organismo por meio do nariz, da boca e dos olhos.

Sendo assim, é preciso evitar o contato com as pessoas e seguir as medidas de segurança. Se for inevitável sair de casa, use máscara e fique a, pelo menos, 2 metros de distância das outras pessoas. Se o bebê já nasceu, adie as visitas por enquanto. Uma boa forma de apresentá-lo aos familiares e amigos é por meio de videochamada.

Redobre a atenção com a higienização

Felizmente, o coronavírus morre em contato com diversos tipos de sanitizantes, como álcool 70° e, até mesmo, água e sabão. Portanto, é preciso também redobrar a higiene. Lave as mãos corretamente até os cotovelos, limpe superfícies como mesas, bancadas e teclados, use álcool em gel quando não tiver água e sabão disponíveis.

Além do mais, evite tocar os olhos, o nariz e a boca quando estiver fora de casa. Se precisar sair do isolamento, ao retornar ao lar deixe os sapatos e as roupas em um local separado e tome banho imediatamente.

Outros cuidados também devem ser tomados ao receber produtos e alimentos delivery, como evitar o pagamento em dinheiro e a higienização das embalagens com solução sanitizante ou água e sabão.

Continue a amamentação

A amamentação é importantíssima para o bebê. Além de ser o alimento mais nutritivo e uma forma de estreitar os laços, é por meio do leite materno que a criança adquire boa parte dos anticorpos. Ou seja, a amamentação aumenta a imunidade. Dessa maneira, ela se torna ainda mais essencial em tempos de infecções virais.

Mas e as mamães que estão com COVID-19, podem amamentar? Sim. A recomendação é que continue o aleitamento materno, já que o coronavírus não passa pelo leite. Porém, é preciso tomar os seguintes cuidados:

  • higienize bem as mãos antes de oferecer a mama;
  • utilize máscara;
  • outra opção é ordenhar o leite e pedir para que outra pessoa dê ao bebê, lembrando sempre de higienizar todos os utensílios utilizados na ordenha.

O coronavírus na gravidez e na amamentação é uma das preocupações de muitas mamães atualmente. Embora a situação seja realmente crítica, tendo os cuidados necessários é possível passar por tudo isso da melhor maneira possível.

Sabe de alguma gestante ou lactante que possa se interessar por essas informações? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e leve as dicas para elas!

Posts relacionados

Deixe um comentário