Descubra como se conectar com o bebê e estabelecer um laço afetivo

3 minutos para ler

Os laços entre mãe e filho estão entre os sentimentos mais bonitos que existem. Um olhar, um toque, um cheiro: tudo isso faz despertar o enorme amor entre os dois. Contudo, algumas mamães têm receio de não conseguir essa ligação. Afinal, como se conectar com o bebê?

A conexão entre os dois é muito importante, não apenas pela afetividade, mas também para ambos se conhecerem. Dessa maneira, a mamãe pode reconhecer no pequeno as suas necessidades, vontades e medos apenas observando suas formas de se expressar. Então, ela pode passar aconchego e segurança para o filhote que acaba de nascer.

Quer algumas dicas para estreitar a sua relação com o bebê? Continue a leitura, pois, neste post, falaremos mais sobre o assunto!

Comece ainda na gestação

Você sabia que o cérebro do bebê já assimila e armazena informações desde a barriga? Pois é. A natureza é realmente incrível e o seu filhote já pode reconhecer a sua voz assim que nasce, por isso é importante se comunicar com ele ainda na gestação.

Cante e converse, ponhe uma música relaxante, faça massagens na barriga e diga o quanto o ama. Tudo isso faz com que seu bebê se sinta amado, acolhido e bem-vindo. Ao nascer, ele já estará familiarizado e poderá corresponder melhor aos seus carinhos.

Mantenha contato pele a pele

O contato pele a pele é muito importante. Não é à toa que pode ser uma maneira muito eficiente de parar com o choro e fazer o filhote dormir. Colocar o bebê deitado barriga com barriga em você o acalma e traz aconchego. Você pode ainda colocar a compressa de sementes bem quentinha entre sua barriga e da bebê para ajudar a reduzir as dores de cólicas do pequeno.

Além disso, é um momento tão gostoso e relaxante para ambos que merece ser feito sempre. Aproveite para fazer um carinho, para cantar, para conversar. Faça disso um instante de conexão entre mãe e filho.

Faça da amamentação um momento mãe e filho

A amamentação é uma grande oportunidade de fortalecer a relação entre você e o seu pequeno. Quando feita com aleitamento materno, gera um contato maior. Entretanto, se for o caso de dar a mamadeira, não pense que não dá para desenvolver laços nessa hora. O que faz o momento ser mágico é o amor e o carinho.

Vá para um ambiente tranquilo e sem distrações. Deixe o smartphone de lado e desligue a televisão. Coloque uma música calma, se ajeite em um lugar confortável e mantenha o contato visual com o pequeno enquanto dá de mamar. Cante, converse, reze, dê um cheiro, diga o quanto o ama, enfim, aproveite essa oportunidade de vocês se conectarem ainda mais. Para ficar esse momento ficar mais confortável recomendamos usar uma almofada de amamentação para o conforto das mamãe.

Com o passar do tempo, você perceberá que se conectar com o bebê fica cada vez mais simples e que ele reconhecerá essa ligação. Ao ouvir sua voz, ele terá a expressão de felicidade e tranquilidade. O seu colo o acalmará nos choros. Tudo isso são sinais de que vocês estão ainda mais ligados um ao outro.

Nosso artigo a ajudou? Então que tal ajudar outras mamães a fortalecerem esse laço tão bonito que é o de mãe e filho? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário