Passo a passo: aprenda como dar banho no recém-nascido

4 minutos para ler

Uma das dúvidas mais comuns dos pais é sobre como dar banho no recém-nascido, afinal de contas, eles são tão leves, pequeninos, podem estar com parte do cordão umbilical e, na maioria das vezes, estão fazendo movimentos descoordenados ou chorando.

Mas, antes de tudo, aqui vai uma dica: esse é um momento cheio de amor, por isso, nada de tensão. É claro que alguns cuidados, como a forma correta de segurar seu bebê, são importantes, mas o nervosismo pode, justamente, tirar sua atenção dos detalhes da higienização e segurança.

Pensando nisso, criamos um passo a passo para que você aprenda como dar banho no recém-nascido de forma simples e tranquila. Assim, quando chegar o seu momento, só precisará lembrar dessas etapas fundamentais. Gostou? Então, confira!

1º passo: Prepare a banheira e o ambiente

O organismo do seu bebê ainda não consegue se ajustar rapidamente às variações de temperatura do ambiente, portanto, o primeiro cuidado deve ser fechar todas as janelas para evitar correntes de ar.

Depois, uma higienização da banheira com álcool 70% vai deixá-la pronta para o banho. Veja qual a melhor posição para colocá-la de acordo com seu movimento para colocar e tirar o bebê.

2º passo: Deixe os produtos de higiene por perto

Você pode criar um checklist dos produtos que você vai precisar ter por perto na hora do banho, como sabonete líquido, próprio para recém-nascidos, toalha de banho, toalha-fralda.

Além disso, deixe próximo ao trocador, cotonete e álcool 70% para fazer a limpeza do coto umbilical até que ele caia definitivamente, além de fralda, pomada e troca completa de roupa.

3º passo: Verifique a temperatura da água

A água do banho deve estar morna. Para saber se está ideal, uma dica é testar com seu antebraço. E a banheira deve ser cheia até um pouco acima do joelho do bebê quando ele estiver na posição de 45º, deitado sobre os braços do adulto responsável.

4º passo: Segure o bebê com as mãos firmes

As mãos devem estar firmes, mas isso não significa apertar o bebê. Além disso, a banheira e o colchão de apoio vão ajudar na sustentação, afinal de contas, uma de suas mãos deverá estar livre para a higienização e movimentação.

Comece o banho apoiando a cabeça do bebê no seu antebraço e lavando seu rosto com água, livre de sabonete. Depois, ensaboe o restante do corpo e cabelos antes de virá-lo de costas. Esse movimento deve ser muito delicado.

Se ainda não se sentir seguro, pode usar uma fralda de ombro, tipo babão, para auxiliar na hora de segurar o bebê e não escorregar.

Nas primeiras vezes a sensação é de desajeito, mas dia após dia vai se tornando mais natural e agradável.

5º passo: Seque bem o bebê

O banho não deve ser demorado, assim como o uso de sabonete deve ser bem pontual. Depois, é preciso usar uma toalha de banho e, por dentro, uma toalha fralda solta, tudo de preferência 100% algodão, com um toque delicado, para secar todas as extremidades e dobrinhas do bebê sem irritar sua pele sensível.

Com a prática, tudo fica mais simples e gostoso e esse vai ser um momento de conexão entre mãe e filho inesquecível que, inclusive, pode ajudar seu bebê a ter noites mais tranquilas de sono.

Agora que você já sabe como dar banho no recém-nascido, aposto que entendeu que planejamento é essencial para a maternidade, não é mesmo? Isso também vale para a compra do enxoval do seu bebê.

Quer saber como organizar uma lista sem exageros e que esteja pronta no momento certo? Leia o post que preparamos sobre como escolher o enxoval do bebê e acesse aluadormeempe.com.br.

Posts relacionados

Deixe um comentário