Confira 5 dicas práticas sobre como cuidar das roupas do bebê

3 minutos para ler

A chegada de um filho trazem novos cuidados para a rotina da família, por isso, aprender como cuidar das roupas do bebê é essencial.

A pele do bebê é mais sensível, especialmente dos recém-nascidos até os primeiros seis meses de vida. Ela possui o mesmo número de camadas de derme de um adulto, porém, elas são mais finas. Além disso, as glândulas sebáceas ainda não funcionam completamente.

Ou seja, tudo que vai estar em contato com a pele do bebê deve ser higienizado corretamente e o controle de segurança fica por conta dos pais, não é mesmo? Pensando nisso, selecionamos para este post algumas dicas funcionais e eficientes. Confira.

1. Lave as peças antes do primeiro uso

As peças devem ser lavadas antes da primeira utilização para garantir que poeira, fungos e ácaros sejam eliminados.

É preciso considerar que as roupas estavam armazenadas em estoques ou mesmo manuseadas por outras pessoas antes da compra. Nesse processo, você também pode tirar etiquetas que iriam incomodar o bebê durante o uso e até preparar a mala para a maternidade, se for o caso..

2. Separe as peças mais delicadas e lave a mão

Muitas máquinas de lavar oferecem ciclos especiais para roupas de bebê e as consideradas delicadas. Sacos protetores também podem ser utilizados para fazer a limpeza.

Porém, o ideal é que as peças mais delicadas, feitas de tricot e tecidos similares, sejam lavadas à mão evitando que estiquem, desbotem ou fiquem ásperas ao toque.

3. Use os produtos de lavagem adequados

Sabão em pó, líquido e amaciantes têm produtos químicos e essências que podem irritar a pele do bebê, causar coceiras e desconfortos respiratórios que podem até atrapalhar o sono e fazê-lo acordar durante a noite. Por isso, o mais aconselhado é utilizar somente o sabão de coco ou neutro, e sem cheiro.

O mesmo vale para os produtos utilizados para passar roupa. Apesar de facilitarem o processo, também podem irritar a pele do bebê. Além disso, use a temperatura alta do ferro de passar e, preferencialmente, com as peças do avesso.

4. Enxague e seque com cuidado

Mesmo usando produtos neutros, a lavagem é uma etapa muito importante é deve ser repetida regularmente. Isso também vale para o processo de secagem. As máquinas podem danificar as peças, por isso, use ciclos de secagem mais suaves.

5. Saiba dar as orientações sobre como cuidar das roupas do bebê

Além de aprender como cuidar das roupas do bebê, é preciso garantir que todos que estejam envolvidos no processo de limpeza também sigam as mesmas orientações.

Assim, é importante criar uma rotina de lavagem e explicar para aqueles que vão ajudar nos cuidados, inclusive mostrando as razões para cada tipo de precaução. Saber o motivo de cada cuidado faz com que todos os executem com mais carinho e dedicação.

Saber como cuidar das peças do bebê reforça o momento de preparação para as gestantes e faz com que as mamães evitem alergias e outras enfermidades na pele dos seus filhos. Aliás, esse é um conhecimento valioso que deve ser dividido como outras famílias, não é mesmo?

Então, compartilhe agora mesmo nas suas redes sociais e marque as amigas e amigos que precisam colocar essas dicas em prática.

Posts relacionados

Deixe um comentário